segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Bandido Baleado: Vitória ou Derrota?


Como todo mundo sabe que eu sou pacifista e defensor dos Direitos Humanos, muita gente está perguntando minha opinião sobre o caso do bandido que foi baleado ao tentar roubar uma moto em São Paulo.

A tentativa de assalto aconteceu na Av. Assis Ribeiro, na Penha, zona leste de São Paulo. Não muito longe de onde eu também já sofri uma tentativa de assalto. Felizmente eu consegui correr e escapar.

Nem me surpreende mais o que eu vejo nos comentários do vídeo: “bandido bom é bandido morto”, ”eu tinha chutado a cara dele” e outras coisas do gênero. Não me assusta mais, porque já está claro pra mim que no Brasil as coisas materiais são sagradas. As pessoas dão suas vidas para comprar coisas, então as veem como o que há de mais importante no mundo e são capazes de matar e morrer por elas. Quando se fala de carros e motos então, isso se confirma ainda mais. O documentário: “Sociedade do Automóvel” mostra como os veículos motorizados viraram praticamente uma religião fundamentalista, principalmente em São Paulo.

Eu sei como é horrível a sensação de ser assaltado, só que o que eu penso é: como podemos acabar com isso?  O pensamento de “matar todos os bandidos” é ridículo não só porque seria um holocausto, mas também porque é óbvio que não resolveria o problema. Já se têm se matado muitos bandidos todos os dias e o crime continua a avançar.

A gente tem que entender o que tem gerado os assaltos! Veja esse experimento que mostra como macacos reagem quando sofrem injustiça. Os humanos também são hominídeos e também ficam violentos perante a desigualdade.

O Brasil é um dos países com maior desigualdade no mundo, mas tem outros fatores que contribuem para o crescimento da violência: a difusão de valores pobres pela grande mídia, a falta de educação e de condições humanas de vida.

Então ao invés de ficar comemorando quando um assalto é impedido, se a gente quer soluções reais e quer o fim dessa verdadeira guerra urbana, é Ponto Pacífico que a gente precisa é achar bonito andar de bicicleta, a gente precisa de novos valores e de novos sonhos! Precisamos garantir educação e condições de vida digna pra todos. Senão, vai continuar a mesma história onde se mata um bandido e aparecem mais 10.

Versão dessa reflexão em vídeo: 


1 comentário:

  1. As pessoas não conseguem enxergar a raiz dos problemas então continuam acreditando em paliativos: segurança privada, condomínios fechados, extermínio de bandidos.

    ResponderEliminar