sábado, 15 de junho de 2013

Transporte Gratuito? Ah Esses Hominídeos Espertinhos!


Os gorilas, chimpanzés e orangotangos são conhecidos pela enorme capacidade de imitar os outros. Copiam ferramentas e comportamentos sem o menor constrangimento. É preciso lembrar que os humanos também são hominídeos e não são muito diferentes dos macacos nisso.

Um criou a agricultura, outros logo imitaram. Um criou a fundição do ferro, outros logo copiaram. Uns inventaram a saúde e educação públicas, outras nações logo copiaram. Uns inventaram a democracia outros logo a copiaram.

Claro que tudo isso é um processo longo, mas macacos não são bobos não. Se um colocar a mão na fogueira o outro não põe não.

Agora uns hominídeos na Estônia, criaram o transporte público gratuito, outros querem logo imitar! Uma vez que há nova tecnologia disponível, o hominídeo não abre mais mão dela. Uma vez que aprende pegar mel com o graveto, nunca mais usa a língua que é muito mais curta. Uma vez que aprende a cavar com ferramenta, nunca mais quer cavar com as unhas. Uma vez que pode viajar de trem, não quer mais viajar a cavalo. É um processo lógico e óbvio.

O que dificulta a imitação de saberes e tecnologias pelos Homo Sapiens são justamente coisas criadas por eles mesmos: burocracias, grupos de interesse, máfias...

Agora com a internet os hominídeos humanos tem acesso a muitas tecnologias e saberes distantes. Será um processo natural quererem imitar as coisas que facilitam e melhoram a vida.

Àqueles que não querem deixar os hominídeos imitarem as novas tecnologias e saberes, um lembrete: é impossível tentar impedi-los, pois a sua mais profunda natureza é imitar. 


Sem comentários:

Enviar um comentário