sexta-feira, 21 de junho de 2013

Qual direção seguir?


Pode ficar difícil identificar um foco em meio a tanta gente e grupos nas ruas clamando tantos tipos de demandas. Tem tanta coisa errada, que pela lógica, precisaríamos de uma Assembleia Constituinte Participativa. Sim! Reescrever a constituição corrigindo os erros da versão passada em direção à uma sociedade mais humana.

Para isso, sempre é válido observarmos os exemplos de sucesso pelo mundo, não para imitá-los, mas para termos a inspiração e referências de onde deu e dá certo. Assim poderemos criar nosso próprio modelo.

Mas quais seriam as referências, se todas as sociedades tem suas especificidades e problemas? A resposta é simples, precisamos observar quais são as sociedades onde há um alto FIB (felicidade interna bruta).

Se fossemos tentar explicar o funcionamento de um telefone celular para alguém da idade média seria muito difícil, provavelmente teríamos de recorrer à Deus. Entretanto, se fossemos explicar o que é desvio de verbas pelo governante, ele certamente saberia do que se trata. Ou seja, houve avanços tecnológicos gigantescos em várias áreas, mas o modelo de organização política contemporâneo continua arcaico. Mas não desanime! Começa haver aprimoramentos. Veja o exemplo Islandês:

Em relação ao aprimoramento de como parlamentares desempenham sua função, também há bons exemplos: 

Sempre acreditei que era muito útil mostrar aos brasileiros, os exemplos que deram certo pelo mundo. Por isso, tive a ideia de fazer um documentário mostrando um pouco sobre a cultura e a sociedade na Dinamarca. Como sou produtor totalmente independente, conto apenas com a ajuda dos internautas para concretizar esse projeto. Conheça mais sobre ele aqui:

Tem página do projeto no facebook para quem quiser acompanhar cada etapa: https://www.facebook.com/DocumentarioSociedadeECulturaNaDinamarca?skip_nax_wizard=true

Para concluir, como afirmo no artigo anterior, precisamos nos concentrar naquilo que é fundamental. Não adianta querer reinventar a roda.



Sem comentários:

Enviar um comentário