segunda-feira, 15 de abril de 2013

Redução da Maioridade Penal?

Mesmo que ninguém concorde comigo, silenciar não posso. Deixo então, mais uma vez, minha reflexão sobre a questão da maioridade penal. 

Em momentos de comoção, impulsivamente, há tendência pela punição e vingança. Mas é sempre bom lembrar que apenas punição, historicamente, nunca resolveu o problema da violência em lugar algum.

Temos que ter maturidade para reconhecer que nossa cultura está doente e produzindo criminosos. Construir uma cultura e uma sociedade saudável é a solução e não apenas mais punições e presídios.

Quando se estuda o mapa da violência nos bairros de São Paulo se constata que é nas áreas periféricas que se concentra a violência.
Tem gente que daqui a pouco vai começar a pregar bombardeio sobre áreas pobres, extermínio... Ao invés de bibliotecas, piscinas, quadras, centros culturais, teatro... É triste ver tanto ódio e ignorância.

Ao invés de políticas que emancipem e desenvolvam as áreas violentas, só se fala em punição!

Será que não é mesmo óbvio que é mais inteligente nos concentrar para resolver AS CAUSAS do problema???

Imaginem que se mate, de forma medieval, o infeliz que assassinou o estudante. Iríamos com isso resolver o problema da violência? Teríamos que punir da mesma forma outros milhares de infelizes? Isso não parece nazismo???

Outros, menos radicais, pregam "apenas" a prisão perpétua para o menor infrator...

No dia em que mudarmos o tom de "bandido bom é bandido morto" para "vamos levar emancipação para as áreas violentas" aí sim estaremos começando a pensar em solucionar as causas do problema.

Sempre tem aquele que comenta: "ah, mas queria ver se fosse com um filho teu...". A resposta é óbvia: É justamente porque quero um lugar seguro para os filhos que penso sobre as causas do problema. Afinal, o que adiantaria prender um criminoso se nossa cultura tem produzido tantos mais?

Eu sei que é mais trabalhoso defendermos a formação de pessoas saudáveis, com mentes sãs. Mas é Ponto Pacífico que é só aí que está a solução.

Muitos criminosos têm moradia, família e comida e partem para o crime em razão da ânsia incontrolável pelo materialismo. Isso, a gente mais cedo ou mais tarde também vai ter que encarar.

Muitas vezes, nossa tv, cinema, revistas e até igrejas, só ensinam que o sentido da vida é ter. Alguém ainda acredita mesmo que vai ser possível acabar com a violência se continuarmos com valores tão fúteis?

Não precisamos de mais presídios, nem de redução de maioridade penal, precisamos colocar o foco na saúde mental das pessoas, de cidades humanas, bairros dignos e pessoas saudáveis.

Pessoas realmente saudáveis, dignas e felizes não são violentas.



Vídeo de 2012 onde já tinha abordado o tema

Sem comentários:

Enviar um comentário